Rio Tinto quer ser Concelho

Rio Tinto quer ser Concelho

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Factos relevantes da história política de Rio Tinto

•1141 – Fundação do Couto de Rio Tinto por Afonso Henriques
•1867 – Criação do Concelho de Rio Tinto (extinto meses depois)
•1969 – Criação do Bairro Administrativo de Rio Tinto.
•1984 – Criação da Vila de Rio Tinto.
•1985 – Criação da freguesia de Baguim do Monte
•1994 – Fundação do MRTC – Movimento Rio Tinto a Concelho.
•1994 – Petição do MRTC à Assembleia da República com 5.400 assinaturas para a Restauração do Concelho de Rio Tinto. Aprovada a Petição nº 286/VI/4 (5 de Maio de 2000), com votos favoráveis do PS e Verdes e abstenções do PSD, CDS-PP e CDU.
•1995 – Criação da Cidade de Rio Tinto (2 freguesias, Rio Tinto e Baguim do Monte).
•1996 – PSD apresentou a 1ª Moção da Criação do Concelho de Rio Tinto na Assembleia de Freguesia, tendo sido aprovada por PSD, PS e CDU, por unanimidade e aclamação.
•1998 – CDS/PP apresentou na Assembleia da República o Projecto-lei 464/VII para a criação do Concelho de Rio Tinto.
•1998 – PS apresentou na Assembleia da República o Projecto-Lei 473/VII para a a criação do Município de Rio Tinto.
•1998 – A Assembleia de Freguesia de Rio Tinto aprovou pela 2ª vez e por maioria a criação do Concelho de Rio Tinto por maioria.
• 2001- A lista de cidadãos independentes “Rio Tinto a Concelho” candidata-se às eleições autárquicas, tendo conseguido eleger um representante na Assembleia de Freguesia, com 1508 votos, (8% dos votos, ultrapassando o CDS e ficando a 30 votos da CDU).
•2003 – A Assembleia de Freguesia de Rio Tinto aprovou pela 3ª vez a criação do Concelho de Rio.
•2005 – Eleições Autárquicas. A lista de Cidadãos Independentes Rio Tinto a Concelho teve 3200 votos, elegendo 3 deputados, tornando-se a 3ª força política da terra.
•2006 – As Assembleias de Freguesia de Rio Tinto e de Baguim do Monte, as duas freguesias da Cidade de Rio Tinto, aprovam a mesma moção de criação do Concelho de Rio Tinto.
•2009 – Independentes Rio Tinto a Concelho candidatam-se outra vez à Junta de Freguesia.

RTC

2 comentários:

  1. Boa noite...o meu nome é Hugo Madeira, tenho 24 anos, sou terapeuta da fala e Riotintense de alma e coração...(ao ponto de já ter pensado muitas vezes em riscar akele cartaz que diz "afirmar o orgulho de ser gondomarense" e substituir por "...Riotintense"...)porque de facto tenho um orgulho imenso na nossa cidade, na sua grandiosidade, na sua história...e incontáveis foram, já, as vezes em que gastei quase toda a minha saliva e a paciência de familiares e amigos com as minhas persistentes opiniões e comentários sobre a inevitabilidade de Rio Tinto ser concelho e quais as variadíssimas razões para não estar imcompreensível e fatalmente rotulado a gondomar, cidade que nada me diz e com a kual não me identifico minimamente. "Rio Tinto a concelho" é, de facto, a única causa política em que acredito e que defendo acerrimamente...por conseguinte têm e terão todo o meu apoio e se puder ser útil de qualquer maneira aqui fica o meu mail...madkornhim@hotmail.com . Muita força e VIVA RIO TINTO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte que isto é para ultrapassar os 21%
    Desculpem a minha pouca participação, mas não querendo defraudar este excelente movimento independente, peço para também irem ao meu blog http://emanueltribeiro.blogspot.com e se quiserem comentar.
    Abraços

    ResponderEliminar